Escudo de prata, com um castanheiro de verde frutado de ouro, troncado e arrancado de negro, acompanhado em chefe por dois grupos de três peras de verde sustidas e folhadas do mesmo esmalte.
Em contrachefe, um terrado negro, realçado de verde, formando duas encostas que acompanham o tronco do castanheiro. O terrado cortado por três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul.
Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: “A.D.F.”
undada a 23 de Abril de 1955, na Farmácia Taborda, uma nova era surgiu na vida associativa fundanense. A Associação Desportiva do Fundão nasceu da fusão do Sporting do Fundão, do Benfica do Fundão e do Hóquei Clube do Fundão. As três agremiações juntaram-se com o objetivo de formar um único clube na cidade que as acolhia e com todas as modalidades que pretendiam ver desenvolvidas. Servir o Fundão e o seu concelho foi o ideal que inspirou os fundadores e tem sido constante de dirigentes e associados. Entusiasmo, trabalho colectivo, amor ao clube e ao Fundão estiveram na base de muitos êxitos alcançados ao longo dos anos.
Desde então, o clube tem prestado um contributo inestimável à cidade que representa. Destacamos, designadamente, o funcionamento das escolas de natação; os festivais que trouxeram alguns dos melhores nadadores do país à Piscina Municipal, onde se bateram recordes nacionais; as revelações que foram alguns jovens fundanenses em provas regionais e nacionais; a realização, no Parque Desportivo, de uma Final da Taça de Portugal em Basquetebol, como reconhecimento do trabalho feito nesta modalidade no Fundão; a realização, no Pavilhão Municipal, da Final Four da Taça de Portugal de Futsal, em Junho de 2003; os cursos de educação física e iniciação desportiva; a magnífica época realizada pela equipa de Futsal, que culminou com a subida à I Divisão Nacional, em 2006; os momentos altos do Atletismo, Ciclismo, Voleibol, Andebol, Judo, Hóquei em Patins, Futebol, Ténis de Mesa, modalidades em que, mesmo no aspecto competitivo, se atingiram níveis apreciáveis.
A Desportiva do Fundão é hoje uma das equipas mais representativas da Beira Interior, estando, atualmente, ligada sobretudo ao Futsal, onde se iniciou em 2001, tendo-se sagrado campeã distrital nesse mesmo ano. A partir dai foi sempre a subir até chegar à Primeira Divisão de Futsal, na temporada 2006/2007. Esta caminhada teve como auge a conquista da Taça de Portugal de Futsal, na época 2013/2014, e a presença na final do Play-Off, nessa mesma época, onde se viria a sagrar vice-campeã nacional. O Fundão tem, assim, angariado prestígio e reconhecimento e assume-se como uma das principais referências da modalidade em Portugal.
Rui Quelhas (Presidente), Paulo Nobre (Vice-Presidente), Fernando Diamantino (Vice-Presidente), António Gomes (Vice-Presidente) e José Ribeiro (Vice-Presidente).
Fernando Paulouro (Presidente), Leal Martins (Vice-Presidente) e José Gonçalves (Secretário).
Pedro Salvado (Presidente), António Santos (Secretário) e Henrique Teixeira (Relator).